Veja como foi a segunda Plenária do CRF-RJ de 2014

Farmacêuticos marcaram presença na segunda Plenária realizada pela diretoria do CRF-RJ, no dia 19 de fevereiro, novamente na sede da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Entre os temas discutidos estavam a Renovação do Plano Anual de Fiscalização 2014, a criação de duas novas comissões e as últimas ações de fiscalização do CRF-RJ.

Veja abaixo o vídeo com o resumo de alguns momentos da plenária:

A Renovação do Plano Anual de Fiscalização 2014 foi aprovada por unanimidade pela diretoria e pelos conselheiros. O presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, afirmou que, em 2014, a fiscalização atuará de forma intensa para garantir que a legislação seja cumprida por farmácias e drogarias. “Elaboramos o Plano conforme a Resolução nº 579, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e nossos fiscais trabalharão de acordo com a legislação vigente”, garantiu Athila.

A criação das comissões também foi aprovada pela Plenária. Em relação à Comissão de Apoio ao Jovem Farmacêutico, seu objetivo é integrar o jovem profissional ao mercado de trabalho, facilitando seu acesso a estágios, informações técnicas, cursos de especialização, capacitação, entre outros. A comissão visa melhorar o aprendizado, a colocação e o desempenho funcional do farmacêutico, podendo propor ações, parcerias e projetos específicos.

src=/crf/arquivos/20140220_crf_001.jpg

Profissionais do setor marcam presença

O conselheiro suplente do CRF-RJ, Rogério Dias, apoiou a proposta e afirmou que os jovens recém-formados precisam desse tipo de apoio. “A formação da comissão será fundamental para o aperfeiçoamento e crescimento do farmacêutico. Nossos jovens demandam esse suporte porque as faculdades não têm conseguido formar um profissional totalmente apto para encarar osnovos desafios do mercado de trabalho”, comentou Dias.

O tesoureiro do CRF-RJ, Robson Roney, acrescentou que a ideia é apoiar as universidades no sentido de melhorar o ensino.“Vamos desenvolver cursos, workshops e encontros que permitam a troca de ideias, ampliando o conhecimento do farmacêuticoe visando sua integração e destaque na área”, falou.
Já a Comissão de Apoio ao Serviço de Administração terá como atribuição assessorar a administração do CRF-RJ, inclusive as Seccionais, estudando e emitindo pareceres e propondo ações sobre temas específicos.

O chefe do Serviço de Fiscalização do CRF-RJ, Marcos Alves, aproveitou o momento para falar sobre a operação conjunta de fiscalização em drogarias do Rio de Janeiro, que foram denunciadas por descumprirem a obrigatoriedade de possuir o farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. “Após as denúncias feitas pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfaerj), já foram realizadas 26 autuações. A ação conjunta continuará para que as empresas atuem de forma regular e de acordo com as normas vigentes”, informou.

O diretor do Sinfaerj, Sérgio Fernandes, afirmou que o trabalho em conjunto contribui com as ações de fiscalização, identifica as empresas irregulares e, consequentemente, possibilita que os profissionais tenham seus direitos reconhecidos e respeitados. Fernandes também destacou a importância e o papel da denúncia, pois é por meio dela que o CRF-RJ chega às irregularidades. “Épreciso que o farmacêutico denuncie a empresa que não está de acordo com a lei. Basta acessar o site do Sinfaerj e clicar no link Denúncias. Dessa forma, conseguiremos minimizar esses problemas”, pediu Fernandes.

src=/crf/arquivos/20140220_crf_005.jpg

Diretor do Sinfaerj, José Liporage, fala sobre a importância das ações de fiscalização nas farmácias

Confira as datas das próximas Plenárias:

30 - Abril
28 - Maio
25 - Junho
23 - Julho
20 - Agosto
22 - Setembro
26 - Novembro
17 – Dezembro

- Leia a Ata da Plenária Ata 523