CRF-RJ realiza I Fórum de Direitos e Prerrogativas Farmacêuticas no Rio

1608aberturaforum

Nesta quarta-feira (16/08), ocorreu I Fórum de Direitos e Prerrogativas Farmacêuticas. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), aconteceu na sede da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Centro do Rio. Ao longo de todo o dia, farmacêuticos puderam debater, esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos em temas importantes sobre a profissão e questões ligadas à legislação.

A mesa de abertura foi composta pela diretora do CRF-RJ, Talita Barbosa, pela presidente da ABF, Dra. Aline Coppola Napp, pelo diretor da ABF, Dr. José Liporage Teixeira, e pela presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas do CRF-RJ, Dra. Denielle Lopes. Iniciando o evento, a Dra. Denielle Lopes, falou sobre a importância da realização do fórum e agradeceu aos presentes.

Em seguida, o Dr. José Liporage destacou que este deve ser um momento de união, principalmente na atual conjuntura brasileira. “Os farmacêuticos precisam ser unidos, não só entre a categoria, mas com os demais profissionais de saúde, as entidades, os acadêmicos e os usuários. Estamos vivendo um momento de grande mudança e, por isso, é muito importante a realização de um fórum como este”, disse o diretor da ABF.

A Dra. Aline Coppola Napp reforçou o pedido da união da categoria. “Não chegamos a lugar algum sem a interdisciplinaridade e a união. A ABF sempre que pode cede espaço para o CRF-RJ promover eventos importantes para a classe. Com muito orgulho, essa casa, que completa mais de 112 anos em janeiro, recebe e acolhe vocês”, falou a presidente da ABF.

A diretora do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa, encerrou a solenidade de abertura falando sobre as funções do Conselho e a importância da capacitação e da informação. “Nossa intenção é dar acesso, informar e contribuir. Por definição, o sindicato é a entidade responsável por resguardar os direitos da categoria e o Conselho visa resguardar a sociedade. Mas a gente busca agregar. Se chegar ao Conselho uma necessidade de algum farmacêutico, a gente busca atender, dentro do que é legalmente possível”, explicou.

O ciclo de palestras foi iniciado pelo Dr. Antônio de Paula Freitas Jr., vice-presidente da Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar) e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Rondônia, que falou sobre Prerrogativas Farmacêuticas. Dando prosseguimento ao I Fórum de Direitos e Prerrogativas Farmacêuticas, os membros da Comissão de Ética do CRF-RJ, Dr. Ricardo Bordinhão e Dra. Ana Lucia Leitão Caldas, trataram do tema: " Ética na Profissão Farmacêutica".

Em seguida, a Dra. Catarine Bezerra Cavalcanti palestrou sobre “Valorização do Trabalho Farmacêutico”. Encerrando as atividades da manhã, a presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas Farmacêuticas, Dra. Denielle Lopes, e a membro da comissão, Natalia Souza, apresentaram os dados da pesquisa realizada pela Comissão sobre o cenário da profissão.

Os trabalhos foram retomados, às 14h, pelo Dr. Antonio Marconi, que palestrou sobre os “Impactos da Reforma Trabalhista”. Em seguida, o presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, abordou o tema “Exercício ilegal da profissão farmacêutica”. Durante a palestra, o presidente explicou como o CRF-RJ vem atuando no combate a esta prática. “O Conselho está buscando resguardar e proteger o profissional. Sempre me incomodou ver pessoas exercendo a nossa profissão, sem ter a nossa qualificação", afirmou o Dr. Athila.

Dando continuidade ao evento, o  Dr. O diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig), Rilke Novato, falou sobre as melhorias que visam a valorização profissional. Por fim, ocorreu a mesa redonda Melhorias que visem a Valorização do Profissional Farmacêutico, que contou com a participação do presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, do vice-presidente da Feifar e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Rondônia,  Dr. Antônio de Paula Freitas Jr., do diretor de relações institucionais da Fenafar, Dr. Rilke Novato Públio, do vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio (Sinfaerj), Dr. Julio Cesar Carneiro e da Dra. Wilenes das Graças Silva e Souza, representante da Visa do Município do Rio. A mesa foi moderada pela diretora do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa.