CRF-RJ realiza treinamento na Delegacia do Consumidor (Decon)

IMG 20170718 111905504

Na última terça-feira (18/07), o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Dr. Marcus Athila, o superintendente de fiscalização, Marcus Alves, e o chefe da fiscalização, Flávio Soares, ministraram treinamento com os policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) sobre a legislação referente a profissão de farmacêutico, legislação referente a farmácias, empresas distribuidoras e transportadoras de medicamentos, além da regulamentação dos medicamentos controlados.

A palestra contou com a presença de todo o corpo policial da Decon e ocorreu na Cidade da Polícia. O presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, destacou a importância desse trabalho conjunto, no sentido de melhorar os mecanismos de controle dos medicamentos utilizados pela população. “O Brasil tem um alto índice de intoxicação por medicamentos, sendo esse o principal motivo de internação no SUS. Nosso país é campeão em auto-medicação. As pessoas não sabem que o mesmo medicamento que cura, pode matar, dependendo da dose ingerida. Essa é uma questão de saúde pública”, afirmou.

O delegado Ricardo Barbosa destacou a importância da do treinamento feito pelo CRF-RJ. “Essa qualificação é importante, porque os policiais que estão trabalhando na ponta, realizando diligências, apurando disque-denúncias, terão elementos para robustecer sua atuação. Pretendemos estreitar cada vez mais essa parceria, em prol de um objetivo comum, que é proteger o consumidor. Temos muitas investigações de vendas irregulares de medicamentos pela internet. Queremos saber a origem desses medicamentos. Para nós, é muito importante essa parceria com o CRF-RJ para que em nossas ações possamos ter acesso aos dados e legislação necessários para apurar e combater as irregularidades”, explicou.

O presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, também falou sobre a relevância da parceria. “Realizamos esse treinamento com os policiais, que acima de tudo estão trabalhando para defender a sociedade, assim como o Conselho de Farmácia. É muito positiva essa troca de informações, sempre em benefício da população do nosso estado. Estamos realizando ações conjuntas, para que a sociedade não fique à mercê de profissionais que não estão preparados para dar um atendimento adequado quando o assunto é o medicamento”, disse.

Este mês, o CRF-RJ e a Decon já realizaram duas operações com suporte conjunto e novas ações estão previstas. O objetivo da parceria é resguardar a sociedade sobre a procedência e as condições dos medicamentos que serão consumidos, além de garantir a atuação do profissional farmacêutico em suas atribuições privativas, resguardando o melhor atendimento à população.