"Marco da capacitação", Simpósio teve "fantástica interação" dos participantes, dizem palestrantes

Na última sexta-feira, dia 30/06, o CRF-RJ realizou mais um Simpósio de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica. O evento ocorreu na UNISUAM, em Bonsucesso.

Ao todo, foram cinco palestras sobre diversos aspectos importantes da Farmácia Clínica. A mesa de abertura foi composta pela Diretora do CRF-RJ, Dra Talita Barbosa, a Diretora da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), Dra. Aline Napp, o Diretor da ABF, Dr. José Liporage Teixeira e o Coordenador da Câmara Técnica de Farmácia Clínica do CRF-RJ, Dr. Sílvio de Oliveira Antão.

Para a Dra. Gabriele Barbiere, que ministrou palestra sobre Consultório Farmacêutico falou sobre o crescimento da Farmácia Clínica e a importância do Simpósio para essa área específica e para a profissão como um todo: "O I Simpósio da Câmara Técnica de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro proporcionou aos farmacêuticos e acadêmicos um dia inteiro recheado de informações e debates com palestrantes que abrilhantaram esse área da farmácia que está em constante crescimento que é a clínica farmacêutica,  seja no segmento hospitalar ou com foco na prescrição em consultório. O saldo desse evento foi muito positivo com uma interação fantástica dos participantes. Tenho certeza de que muitos saíram de lá com suas dúvidas sanadas e com uma "coragem" grandiosa de trilhar os caminhos da Farmácia Clínica. Parabéns a todos os evolvidos na organização do evento e em especial a Direção do CRF", comentou.

Ainda sobre Farmácia Clínica, a Dra. Albercina Nunes Sarkis Vieira, que palestrou sobre Atividades Clínicas do Farmacêutico em Oncologia, falou sobre a relevância do evento no que diz respeito à qualificação dos farmacêuticos e destacou a importância fundamental do profissional farmacêtuico nas equipes de saúde: "O simpósio é um marco em prol da capacitação mais atualizada dos colegas. Diante desse evento, o nosso conselho reitera a importância das práticas clínicas da nossa profissão em prol da segurança do paciente, pois não há saúde completa sem a participação do profissional farmacêutico cada vez mais ativa junto à equipe multiprofissional e junto ao paciente".

Ao final do ciclo de palestras, ainda houve uma mesa redonda sobre Ética da Propaganda da Prescrição Farmacêutica, composta pelo Presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, a Diretora do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa na função de moderadora e o Secretário Executivo da Câmara Técnica de Farmácia Estética do CRF-RJ, Dr. Robson Santana.

O Dr. Marcus Athila falou sobre outro aspecto muito relevante na atividade clínica do farmacêutico e a importância da prescrição farmacêutica nesse contexto: "Se levarmos em conta que a maior causa de internações por intoxicação é o medicamento, então, eu tenho muito orgulho que já tenhamos conseguido essa autonomia (prescrição farmacêutica), e eu não tenho dúvida que ela aumentará".

O Presidente ainda reforçou o fato de que a prescrição farmacêutica coloca o profissional farmacêutico novamente em sua posição de protagonismo na promoção da saúde, mas ressalvou a responsabilidade desta mudança: "Nós temos que ter a consciência de que, em breve, com essa autonomia, vem também a responsabilidade sobre o nosso trabalho. A clínica é algo extremamente importante e, ao mesmo tempo, de tremenda responsabilidade para todos nós, e eu quero passar que o conselho sempre estará ao lado dos senhores (participantes), é claro, sempre que a ética e a legalidade estiverem sendo preservadas, estaremos juntos sempre, como temos estado em diversas ações", declarou.

Ainda sobre esse processo de resgate da essência do farmacêutico, o Secretário Executivo da Câmara Técnica de Farmácia Estética do CRF-RJ, Dr. Robson Santana, acrescentou: "Durante muito tempo, o farmacêutico ficou esquecido de suas funções, ou seja, ele tem uma capacidade muito grande de atuação no mercado, mas a população não tinha ideia do que o farmacêutico podia fazer. Eu me orgulho muito de ser farmacêutico e sei que nós temos um potencial muito grande de contribuir com a sociedade, para atuar muito bem em prol da sociedade na saúde. Esse debate que estamos tendo hoje é muito importante para que o farmacêutico saiba sobre essas atribuições e responsabilidades perante à população".

De acordo com o Presidente, a Farmácia Clínica simboliza esse resgate e volta do farmacêutico à cena da saúde no Brasil como protagonista: "a essência do farmacêutico é cuidar das pessoas", finalizou.