Seminário sobre improbidade reúne Conselhos Profissionais no Rio

O presidente do CRF-RJ, doutor Marcus Athila, discursa na abertura do seminário sobre improbidade administrativa, realizado no Centro do Rio

O ouvidor da Petrobras, doutor Mário Vinícius Spinelli

Representantes de diversos conselhos participaram na sexta-feira, 8 de abril, do seminário "Improbidade administrativa no âmbito dos Conselhos Profissionais", promovido pelo CRF-RJ no Auditório da Caixa Cultural, no Centro do Rio. O evento reuniu representantes do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União, da Polícia Federal e da Ouvidoria da Petrobras.

"A improbidade administrativa é um dos maiores males envolvendo a máquina administrativa de nosso país e um dos aspectos negativos da administração que mais justificam a implementação do controle social. E é um tema extremamente atual", frisa o presidente do CRF-RJ, Doutor Marcus Athila

O ouvidor da Petrobras, doutor Mário Vinícius Claussen Spinelli foi a primeiro a apresentar sua palestra, sobre "Desafios e prioridades no combate a corrupção e a improbidade administrativa". Na sequência, foi a vez do Procurador Federal André Stefani Bertuol abordar a “Improbidade Administrativa e Atividades dos Conselhos Segundo o MPF”.

À tarde, a programação contou com as palestras “Notícias de improbidade: crimes e a comunicação para a ação de improbidade”, do delegado federal Marcelo Daemon, chefe substituto da Delegacia de Controle de Segurança Privada; “O instituto da colaboração premiada e sua repercussão nos processos de improbidade administrativa”, do procurador federal Leandro Mitidieri; e “O TCU e suas Ações de Controle Recentes nos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional”,  Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro/ Tribunal de Contas da União (TCU), doutor Márcio Emmanuel Pacheco.

Advogados e conselheiros de diversos conselhos regionais de farmácia, como os do Distrito Federal, de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul estiveram presentes. Também participaram do seminário integrantes do Conselho Federal de Educação Física, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região, do Conselho Regional de Museologia da 2ª Região, Conselho Regional de Psicologia da 5ª Região, Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, Conselho Regional de Química da 3ª Região, CREA-RJ, Coren-RJ, CRBio 2, Crefito, CAU-RJ, Secretaria de Estado de Saúde e SBFC.

Confira a galeria de fotos no Facebook do CRF-RJ

A cobertura completa do seminário estará disponível na edição 126 da Revista Riopharma.