Simpósio sobre Autoteste de HIV reúne dezenas de farmacêuticos

Alexandre Nabor França, Fábio Mesquita, Marcus Athila e Alex Baiense

Dezenas de farmacêuticos lotaram o salão da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Centro do Rio, na sexta-feira, 22 de janeiro, para acompanhar o simpósio "Autoteste de HIV/Aids: Riscos e benefícios". O evento contou com representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Talita Barbosa, Alex Baiense, Fábio Mesquita,
Augusto Geyer e Marcus Athila

O simpósio foi aberto pelo presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se debater o autoteste de HIV nas farmácias.

"Este simpósio tem como objetivo aprofundar estas questões, por isso fizemos questão de convidar representantes das mais diferentes instituições, para trazer para os farmacêuticos uma variedade de opiniões e posicionamentos sobre o tema. Não esperamos aqui chegar a um posicionamento único, mas fomentar o debate e buscar a melhor forma de ampliar o acesso aos testes de HIV, sempre em prol da saúde da população brasileira e da melhor atuação do farmacêutico", disse Athila.

Ednaldo Anthony Jesus, Talita Barbosa Marcus
Athila e Alexandre Henrique Magalhães

O encontro, que durou o dia inteiro, teve apresentações do psicólogo e presidente da Comissão de Comunicação Social do CRP-RJ, Alexandre Nabor França; do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita; do Gerente de Produtos, Diagnósticos e uso in vitro da Anvisa, Augusto Geyer; do diretor da ABF José Liporage; do presidente da Câmara Técnica de Empreendedorismo do CRF-RJ, Ricardo Lahora; do diretor-executivo da SBAC, Luiz Fernando Barcelos; e do secretário-geral do CRF-RJ, José Roberto Lannes Abib.

O presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, e o tesoureiro, Ednaldo Anthony Jesus e Silva, estiveram presentes no simpósio. 

Ricardo Lahora, Luiz Fernando Barcelos, José Roberto Lannes Abib, Augusto
Geyer e José Liporage