CRF-RJ participa de seminário sobre valorização do profissional farmacêutico

O presidente do CRF-RJ, doutor Marcus Athila, participou, no sábado, 16 de janeiro, do Seminário "Orgulho de Ser Farmacêutico", na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Organizado pelo Iabas, o evento contou com palestras sobre a valorização da profissão e premiação de trabalhos científicos. A tesoureira do CRF-RJ, Talita Barbosa, participou da mesa de abertura do simpósio. No encontro, Athila abordou a valorização profissional e as recentes mudanças na legislação.

"Sou muito otimista em relação à profissão. De uns tempos para cá, começamos a resgatar a profissão. O farmacêutico é o que mais estuda e entende de medicamentos. Além disso, a farmácia clínica já é uma realidade. Acredito muito na nossa profissão. Temos um universo à nossa frente, a oportunidade de fazer a diferença", destacou Athila.

Organizador do seminário, o Gerente Farmacêutico do Iabas, doutor Ricardo Bordinhão, destacou que todos os palestrantes foram voluntários.

"Nosso objetivo foi alcançado, de os farmacêuticos se sentirem orgulhosos. Ao mesmo tempo, foi um evento de capacitação. Esta é uma ação pioneira", disse Bordinhão.

Conselheiro Federal, o doutor Alex Baiense também esteve no evento e destacou a importância de fazer o que gosta.

"Quando se ama o que faz, se entra no campo da fascinação. Isso desenvolve a estima, o reconhecimento de que somos respeitados, mostra ao mundo nosso valor, de sermos farmacêuticos", afirmou.

A conselheira do CRF-RJ doutora Carla Patrícia Coura e o coordenador da seccional de Caxias, doutor Ricardo Lahora, integraram a comissão que escolheu os melhores trabalhos científicos apresentados. Lahora, que também coordena a Câmara Técnica de Empreendedorismo do CRF-RJ, também fez uma apresentação sobre a valorização do profissional.

"Sou empreendedor há 13 anos. Sai da minha zona de conforto e decidi fazer algo. Estudamos para estar perto do público, que quer a nossa presença. Estamos em todos os elos do segmento de saúde", disse Lahora, que elogiou os trabalhos científicos apresentados.

Coordenador científico do CRF-RJ, membro da Farmacopeia Brasileira e delegado da Farmacopeia Americana, o doutor José Luis Maldonado representou o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), doutor Walter Jorge da Silva João. Ele aprovou o evento e ressaltou que iniciativas que unam os farmacêuticos são sempre importantes.

O simpósio contou ainda com palestras do segundo secretário da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), doutor José Liporage; do presidente do 8º Congresso RIOPHARMA, doutor Carlos Santarem, e do presidente do Iabas, Eduardo Cruz, que abordou a biotecnologia.

"O déficit da balança comercial em saúde em 2014 foi de US$ 11,5 bilhões. O Brasil importa 99% do que consome. Os conselhos devem pensar uma forma de ampliar o conhecimento do farmacêutico no setor de biotecnologia", sugeriu Eduardo Cruz.

Durante o evento, foram entregues prêmios a Marcus Athila, Alex Baiense, Carla Patrícia Coura, Ricardo Lahora, José Liporage, José Luis Maldonado e Carlos Santarem.

Confira no vídeo abaixo um pouco de como foi o evento "Orgulho de Ser Farmacêutico"