A Comissão de Assistência Farmacêutica no SUS do CRF-RJ esteve em Curitiba, no Paraná, nos dias 8 e 9 de dezembro, para conhecer os projetos e trabalhos em farmácia clínica desenvolvidos na cidade. Na visita técnica, os integrantes da comisão conheceram o Departamento de Assistência Farmacêutica de Curitiba e uma unidade municipal de saúde, onde acompanharam consultas farmacêuticas.
Na cidade, os farmacêuticos integram o Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e desenvolvem tanto o trabalho logístico quanto o clínico, com foco não apenas na farmacoterapia, mas também no olhar mais amplo sobre a saúde do paciente.
Os membros da comissão também estiveram na unidade de Curitiba da Farmácia do Paraná. No local, os farmacêuticos desenvolvem um trabalho de orientação aos pacientes na primeira consulta e selecionam os pacientes que serão acompanhados por um farmacêutico durante o tratamento, com avaliação da global saúde e de outras terapias usadas pelo paciente. O trabalho em farmácia clínica no Paraná é uma extensão, a segunda fase da parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Curitiba, através do programa QUALIFAR-SUS.
Roda de conversa
A comissão também realizou, no dia 15 de dezembro, a segunda roda de conversa de farmacêuticos do SUS. Desta vez o encontro foi em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Participaram profissionais que atuam em Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé e Cambuci. Os farmacêuticos debateram as dificuldades e apresentaram trabalhos de sucesso, como a implementação do sistema Hórus e estratégias de atuação do farmacêutico em câmaras técnicas e comissões, que visam diminuir a judicialização na saúde. As demandas levantadas são apresentadas em relatório pela Comissão à diretoria do CRF/RJ.