Saiba quem foi homenageado no Prêmio RIOPHARMA Personalidades

Pela grande contribuição à farmácia ao longo dos anos, seis personalidades receberam, durante o 8º Congresso RIOPHARMA, o prêmio RIOPHARMA Personalidades. A cerimônia aconteceu durante a abertura do congresso.

A homenagem tem como objetivo reconhecer quem atuou em favor do segmento farmacêutico. Confira a lista dos homenageados

Doutora Angelita Cristine Melo - Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG, Docente da Universidade Federal de São João Del-Rei na área de Farmácia Clínica. É também consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia na área clínica e presidente da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Doutor Jorge Cavalcanti Oliveira - Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1976, e em Direito, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1997. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos, ABF, de 2001 a 2008, e diretor vice-presidente em 2009 e 2010. Também foi conselheiro federal representando o Rio de Janeiro em dois mandatos, de 2000 a 2003 e de 2004 a 2007. No Conselho Regional de Farmácia do Rio, Em 1987, foi diretor tesoureiro da entidade. No biênio 1996-1997, foi diretor presidente, e em 1998 e 1999, diretor vice-presidente. Presidiu ainda a Comissão Executiva do 1°, 2º, 3º e 4º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro/Riopharma e foi membro da Comissão Editorial da Revista Riopharma, de 1999 a 2007. Trabalhou na Secretaria Estadual de Saúde do Rio e foi Farmacêutico Supervisor Geral da rede de Drogarias Coutinho Ltda entre 1981 e 1993.

Doutora Josélia Frade - Assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia, diretora de desenvolvimento profissional do Foro Farmacéutico de Las Américas, coordenadora do programa de suporta ao cuidado farmacêutico na atenção à saúde (Profar) e facilitadora do grupo de consultores Ad Hoc do CFF para área clínica.

Doutor Levy Gomes Ferreira - É Farmacêutico-Químico, formado em 1950 pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ganhado, na formatura, a medalha de ouro e o Prêmio Raul Leite, por ter sido o melhor aluno do curso. Em 1951, cursou o doutorado na mesma universidade. No ano seguinte, começou a trabalhar em sua disciplina com uma bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Pesquisa. Posteriormente, foi nominado professor auxiliar. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos. Montou e chefiou a farmácia do Hospital Universitário. Criou, na Faculdade de Farmácia, a Farmácia Universitária. Trabalhou por 19 anos como farmacêutico do Hospital dos Servidores do Estado. Atuou no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico. Foi diretor da Associação Brasileira de Farmacêuticos, de onde recebeu o título de Presidente de Honra. Após aposentadoria, foi professor por 5 anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho.

Doutor Tarcísio José Palhano - Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia e coordenador técnico-científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim)/CFF.

Doutor Walter da Silva Jorge João - Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1973. Em seguida, fez mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), na Guatemala. Foi professor, por 23 anos, da mesma Universidade onde se formou, da qual foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa. É Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Pará, foi membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF, é membro titular da Academia Nacional de Farmácia. Quando esteve à frente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Walter da Silva Jorge João liderou uma ação em favor da assistência farmacêutica plena, no Estado, envolvendo o Sindicato da categoria, o Ministério Público, o Procon e os profissionais, o que levou Belém às primeiras fileiras dos serviços farmacêuticos.