Gestores dos CRFs e CFF finalizam curso sobre normativas e legislação do TCU

Gestores dos conselhos regionais e federal de Farmácia concluíram nesta sexta-feira, 18 de setembro, o I Curso de aprimoramento de gestão de conselhos regionais de Farmácia sob o prisma do Tribunal de Contas da União (TCU). A atividade foi dividida em quatro módulos, realizados sempre durante dois dias por mês, com início junho. Por iniciativa da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF), e apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o curso envolveu palestrantes ilustres como os ministros Weder de Oliveira, na abertura, e Vital do Rego, no encerramento. O objetivo foi aprimorar a gestão dos conselhos regionais de Farmácia, com foco nas normativas e legislação vigentes. "Essa foi nossa primeira tentativa de realizar um evento desse porte, envolvendo os conselhos. A adesão foi surpreendente. Apenas três regionais não participaram. Esperamos dar continuidade à esse trabalho em fevereiro, quando o conteúdo deverá ser mais aprofundado", comemora o diretor financeiro da FBCF, Daniel Jackson Costa.

"É muito gratificante ter a adesão de quase 100% dos regionais, com a presença de diversos gestores, em um encontro tão importante e esclarecedor como este", diz o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Para o presidente da Diretoria Executiva da Fundação, Carlos André Sena, muitos dos participantes do curso não sabiam exatamente como o TCU avalia os processos das instituições. "Este aprendizado pode influenciar os gestores na prevenção de problemas com a prestação de contas, com relatórios de gestão, e que fiquem mais atentos a todos os aspectos que envolvam o TCU. O sucesso foi justamente porque todos os que estiveram presentes ficaram muito satisfeitos com o material, os palestrantes e os conteúdos."

Carlos Sena lembra que esta aproximação de representantes de categorias de classe com o TCU foi inédita. "Somos pioneiros nessa capacitação de gestores junto ao TCU. No primeiro módulo, foi trabalhada a questão orçamentária. O segundo, teve foco na prestação de contas e responsabilidade do gestor. Para o terceiro, trouxemos a questão de contratos, licitação, convênios. Liderança, governança e marketing político fecharam a programação".

A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Miriam Fiorentin, agradeceu aos organizadores pela oportunidade e afirma que o curso superou suas expectativas, principalmente no que diz respeito a aplicabilidade de determinados temas abordados. "Para a nossa satisfação, percebemos que estávamos no caminho certo, dentro do que preconizam as legislações vigentes. Viemos em busca desse aprimoramento, para empregar ainda melhor os recursos do conselho, que são públicos, de todos aqueles que acreditam no nosso trabalho", enfatiza.

Martha Ramos, presidente do CRF de Tocantins, também destacou a importância dos conhecimentos adquiridos no curso. "Eles prepararam muito bem não só os diretores dos conselhos, mas todos os assessores. Me sinto até mais segura para estar à frente do conselho. A partir de agora, poderemos melhorar o planejamento, a prestação de contas e otimizar os processos. Além disso, passei a conhecer mais a fundo a legislação. E, com certeza, pretendo me aprofundar mais nesse tema com o prosseguimento dessa atividade que está programada para o próximo ano", destaca a dirigente.

Fonte: CFF