CRF-Itinerante marca presença em Campos

O projeto CRF-Itinerante levou uma série de ações para Campos, no Norte Fluminense, durante esta semana. Na terça-feira, 18 de agosto, o coordenador da seccional de Campos, Bruno Corrêa Pereira, e o chefe da fiscalização do CRF-RJ, Marcos Alves, estiveram na colação de grau da 9ª turma do Curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) no Teatro Trianon.

No dia seguinte, aconteceu a cerimônia de entrega de carteiras para 12 novos farmacêuticos, além de uma palestra sobre "Prescrição farmacêutica", encontro com o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, e o plantão fiscal. Aproximadamente 20 pessoas acompanharam as atividades.

Nesta quinta-feira, o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, foi recebido pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Faria Ferreira, Coordenador da Graduação em Farmácia, que apresentou o projeto de implantação de farmácia clínica no Hospital Universitário do Município de Campos dos Goytazes. Athila parabenizou o professor pela iniciativa inédita na região.

Além disso, foi realizada uma visita ao Hemocentro Regional de Campos, com o objetivo de conhecer e entender as demandas dos farmacêuticos que atuam neste segmento, por conta da consulta pública aberta pelo Conselho Federal de Farmácia sobre o papel do farmacêutico em serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue.

Fiscalização

Durante os três dias, a fiscalização do CRF-RJ inspecionou estabelecimentos para verificar denúncias sobre a ausência do profissional farmacêutico, como mostrou reportagem da InterTV (Assista a reportagem). Ao todo, foram 30 estabelecimentos visitados e oito autos de infração. Na cidade, de janeiro a agosto, o número de autos de infração dobrou, passando de 35 em 2014, para 70 este ano. Houve um crescimento também do número de multas, de 23 para 50.