Rio ganha seu primeiro consultório farmacêutico

A prescrição farmacêutica está em vigor desde 2013, graças à Resolução CFF nº 586. A norma, aliás, recebeu o aval da Justiça Federal quando, no dia 10 de março último, a 17ª Vara de Brasília/DF, decidiu pela extinção do processo movido pelo Conselho Federal de Medicina que pretendia anular a norma administrativa do Conselho Federal de Farmácia declarando-a inconstitucional.

Enquanto isso, na capital fluminense, mais um avanço: em março aconteceu a inauguração do primeiro consultório farmacêutico do Rio de Janeiro. O proprietário do estabelecimento, Dr. Silvio Antão, conta que o foco do atendimento no consultório é avaliar a atual condição de saúde do paciente, se ele está sendo corretamente assistido e medicado pelas enfermidades apresentadas, principalmente, derivadas do sobrepeso e da obesidade. Doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes tipo II e o hipotireoidismo, bem como outras síndromes metabólicas, também são analisadas.

"Encaminhamos o paciente para outro profissional de saúde especializado quando, por evidências, notamos que ele apresenta enfermidades que têm que ser tratadas de maneira mais contundente", esclarece. O consultório farmacêutico oferece consulta voltada para o emagrecimento e ganho de massa muscular, e possui atendimento com uma equipe de nutricionistas, psicóloga e atendimento estético. E Dr. Silvio Antão complementa: "Posteriormente, quero ampliar com um studio personal fitness, onde os clientes terão aulas individuais de musculação ministradas por professores de Educação Física, além de pilates e RPG feitos por fisioterapeutas".

Em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Alemão GFK Verein, os farmacêuticos ficaram em quinto lugar em confiabilidade, tendo um índice de aceitação de 76%, o que vem ser reforçado por iniciativas em terras cariocas. Dr. Silvio se revela satisfeito com a conquista e acredita que, com espaços como esse, o profissional de saúde poderá praticar a humanização do tratamento. "A responsabilidade com o próximo e o acesso aos medicamentos ou tratamentos estarão ao alcance da população, nas diferentes classes sociais".

Quando perguntado sobre como a categoria será beneficiada com abertura de outros consultórios, o farmacêutico disse que, com o apoio do presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, foi possível dar um salto na qualificação profissional, para que os farmacêuticos saibam do seu verdadeiro valor. "Somos a categoria que mais entende de medicamentos, temos total e profunda qualificação que outros profissionais só possuem superficialmente e luto, como pioneiro na prática da prescrição farmacêutica, para que essa ideia se dissemine, não somente no Rio de Janeiro, como em todo Brasil.