CFF abre Consulta Pública nº 01/2015 - Guia de Prática Clínica

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de suas assessorias Técnica e da Presidência, em colaboração com o grupo de consultores ad hoc da instituição, elaborou e coloca em consulta pública o Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro /Congestão Nasal. Trata-se de orientação aos farmacêuticos relativa aos procedimentos que deverão ser adotados por estes profissionais, no atendimento aos pacientes com esses problemas de saúde autolimitados.

O CFF conta com a colaboração de todos os farmacêuticos, sociedades e associações profissionais, outras entidades e instituições de saúde para o seu aprimoramento. Esta consulta pública irá vigorar por 21 dias, a partir desta data. Seguem, anexas, orientações para o envio de contribuições.

O Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro/Congestão Nasal é o primeiro de uma série e faz parte de um programa maior do Conselho, o Profar – Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, o qual tem o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a provisão de serviços farmacêuticos.

Este primeiro guia, sobre espirro e congestão nasal, contempla método de busca da evidência; acolhimento da demanda; anamnese farmacêutica; alertas de encaminhamento; plano de cuidado; orientações ao paciente; avaliação dos resultados e algoritmo de decisão. "É importante ressaltar que estamos colocando em consulta pública apenas o conteúdo, que, após a compilação de todas as contribuições, receberá a formatação mais adequada ao fim a que se destina, que é ser um material de suporte ao farmacêutico no exercício diário do atendimento ao paciente", assinala o presidente do CFF, Walter Jorge João. "Esperamos a contribuição de todos".

ANEXO

Clique aqui e acesse o documento "Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro/Congestão Nasal"

Orientações para o envio de contribuições:

- Para encaminhamento de contribuições, solicita-se o preenchimento do formulário eletrônico disponível no link:

Formulário eletrônico de contribuições para Consulta Pública/CFF nº 01/2015

Para o preenchimento do formulário observe as instruções abaixo:

- Preencha todos os campos do formulário eletrônico e envie suas contribuições e opiniões até o dia 30/04/2015.

- As contribuições recebidas fora do prazo ou que não forem enviadas neste formulário não serão consideradas.

- A insuficiência ou imprecisão das informações contidas neste formulário poderão dificultar a sua utilização pelo CFF.

- As contribuições poderão ser enviadas individualmente ou em grupo.

- Qualquer dúvida quanto ao preenchimento do formulário eletrônico poderá ser enviada por e-mail aos endereços eletrônicos: joselia@cff.org.br ou daniel@cff.org.br. Disponibiliza-se, ainda, o telefone(61) 3878-8751, da Assessoria Técnica do CFF.

Fonte: CFF