Sistema de Controle de Medicamentos é apresentado hoje

A primeira Plataforma para Rastrear Medicamentos no Brasil será apresentada na quarta-feira (8), às 14h, no Parque Industrial da Libbs Farmacêutica, em Embu das Artes, São Paulo.

A apresentação será realizada com base nas regras da Instrução Normativa 06, de 18 de agosto de 14 (partes 1 e 2), que dispõe sobre os aspectos referentes à operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), fazendo uma interface entre os detentores de registro de medicamentos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante o evento, será possível conhecer na prática o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que tem por objetivo permitir o monitoramento e garantir a segurança sanitária dos medicamentos brasileiros desde a produção até a dispensação em farmácias de todo o país.

A partir do sistema da rastreabilidade, que deverá ser adotado por todos os fabricantes de medicamentos até 2016, a Anvisa poderá conhecer os eventos relacionados aos medicamentos por meio de informações contidas nos arquivos XML, conforme esquemas definidos nos arquivos XSD, publicados pela Anvisa em seu portal.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária