MS abre seleção para abertura e ampliação de vagas para Residência

O Ministério da Saúde, por meio de suas Secretarias de Educação Superior e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, está com inscrições abertas ao processo seletivo do Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde, que contempla várias profissões, entre elas a Farmácia. Instituições formadoras interessadas em inscrever novos projetos ou pleitear a ampliação de vagas de programas já existentes têm até o dia 30 de setembro para formalizar sua inscrição.

O objetivo do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde é incentivar a formação de especialistas. Esta modalidade de especialização é caracterizada pela integração ensino-serviço-comunidade, em campos de atuação estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). As áreas e redes prioritárias contempladas pela especialização são definidas em comum acordo com os gestores do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas.

Poderão concorrer, instituições públicas estaduais, municipais e Distrito Federal, instituições privadas sem fins lucrativos, excetuando-se as instituições federais e instituições privadas. As bolsas de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde das instituições federais são/serão custeadas pelo Ministério da Educação. Serão financiadas bolsas decorrentes da criação de novos programas e da ampliação de vagas em programas existentes (em ambos os casos, para início em 2015).

Às instituições interessadas em participar do processo seletivo, o Ministério da Saúde disponibilizou um documento com perguntas e respostas sobre o edital. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Para conferir o edital clique aqui.

 

Fonte: CFF