Existem pessoas que têm uma grande dificuldade de controlar o colesterol, mesmo usando medicamentos. Um dos motivos é a hipercolesterolemia, causada por fatores genéticos, que promove uma quantidade elevada de colesterol no sangue e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. A última vez que surgiu um remédio para controlar o colesterol foi há sete anos.
Agora uma nova classe de medicamentos está sendo pesquisada por vários braços da indústria farmacêutica. O primeiro foi apresentado no domingo (31) no Congresso Europeu de Cardiologia, em Barcelona. O remédio, que recebeu o nome de Alirocumab, é um anticorpo que inibe a atuação de uma proteína responsável por tirar ou manter a gordura, que é o colesterol, dentro da célula do fígado. O anticorpo atrapalha o processo de acumulação do colesterol e faz ele ser reaproveitado ou excretado do corpo.
Lidar com a doença a nível celular é uma nova forma de tratá-la e tem sido considerada uma mudança no mercado. É importante lembrar que o medicamento é para pessoas que têm dificuldade em controlar o colesterol. Para reduzir o risco de ter doenças cardíacas o principal é ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos.