Brasil envia medicamentos de combate ao ebola para Serra Leoa

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (27) que o governo brasileiro enviou cinco kits com medicamentos e insumos em saúde para Serra Leoa, um dos países no oeste da África que sofrem com a epidemia do vírus ebola. Com 1,2 tonelada, a carga é suficiente para atender 2,5 mil pessoas por três meses.

A doação foi enviada após pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os kits são formados por 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros. A carga seguiu de Guarulhos, em São Paulo, rumo a Guiné, de onde deve seguir por rota terrestre.
"Nós estamos seguindo as recomendações da OMS de ajuda para controlar a epidemia de ebola na África Ocidental", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o anúncio desta terça.
Em junho, o Brasil doou quatro kits semelhantes para o Guiné. O envio de outros cinco kits para a Libéria já foi aprovado. O Ministério da Saúde diz que estuda a logística para a operação.

'Boatos'

Chioro disse que não há contaminação pelo vírus ebola em solo brasileiro. "As informações que estão circulando na internet não são verdadeiras." O ministro afirmou que os rumores são "um desserviço" à sociedade. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o risco de transmissão do vírus para outros continentes é baixo. "Como a doença é transmitida pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, a transmissão para outros continentes é pouco provável", disse.

O Ministério da Saúde afirmou que recebe informações diárias da OMS sobre a circulação de doenças contagiosas no mundo, incluindo o vírus ebola, e que a organização não recomenda medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados.
Chioro informou que as secretarias estaduais de saúde de todo o país receberam orientações sobre os procedimentos a serem adotados em caso de confirmação de contaminação de ebola no país.

 

Fonte: G1