Na segunda-feira (30/09), o CRF/RJ, representado pela Diretora Tesoureira, Dra. Alexandra Gomes, a Fiscal Farmacêutica, Dra. Mayara Padilha, e a Assessora da Diretoria, Dra. Aline Coppola, recebeu na sede, farmacêuticos que atuam no combate à tuberculose no SUS das Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS), Drs. Dayse Fernandes, Neidí Hisse, Gladys Restrepo e Manoel Santos. A Dra. Nathália Jesus, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Assistência Farmacêutica no SUS do CRF/RJ, também participou do encontro.
Durante a reunião, foram abordadas estratégias para reduzir o abandono do tratamento da tuberculose, enfatizando que as pessoas devem receber tratamento eficaz imediatamente após o diagnóstico, o que ajuda a diminuir a transmissão da doença. O plano estadual de saúde até 2027 foi discutido, focando no fortalecimento das ações de enfrentamento e redução do abandono do tratamento, além da importância do trabalho de farmacovigilância. Destacou-se a relevância do farmacêutico e a necessidade de monitorar a adesão ao tratamento, através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT).
O CRF/RJ tem orgulho de participar deste trabalho de prevenção e tratamento da tuberculose, reconhecendo a importância desse esforço conjunto para a saúde da população. Estamos sempre à disposição para futuras reuniões e pautas, comprometendo-nos a apoiar iniciativas que fortaleçam o combate à doença.