Hoje é Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Dia_do_Orgulho_LGBTQIAPN.jpg

Em 28 de junho de 1969, na cidade de Nova York, após uma série de batidas policiais em bares frequentados pelo público LGBT, ocorreu a “Revolta de Stonewall”, um marco na luta por direitos civis, simbolizando o início de um movimento organizado pela igualdade, respeito e visibilidade.

Hoje, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é um evento global que celebra a diversidade, promove a aceitação e lembra a importância de continuar lutando pela igualdade dos direitos.

Em 2023, o CRF/RJ criou o Grupo Técnico de Trabalho de LGBTQIA+, coordenado pelo Dr. José Liporage, e integrado pelo Dr. Paulo Roberto Takey, Dr. Carlos Cândido, Dr. Carlos Renato, Dr. Jairo Nogueira, Dra. Natalia de Oliveira, e a Dra. Sara Fonseca. O GT tem como objetivo orientar, qualificar e realizar campanhas contra qualquer tipo de preconceito, discriminação e assédio, na profissão farmacêutica.

O Dr. José Liporage, coordenador do GT de LGBTQIA+, destaca: “Agradecemos todo suporte e participação ativa da atual Diretoria do CRF/RJ, em especial, a Dra. Luzimar Gualter, Presidente em exercício do CRF/RJ, e a Dra. Talita Barbosa, Conselheira Federal do Rio de Janeiro. Faremos inúmeras ações este ano e em 2025, conto com apoio do Conselho. Estamos à disposição para dialogar com todos os profissionais farmacêuticos e os estudantes de farmácia, através do nosso e-mail: gttlgbtcrfrj@gmail.com ”.

Quando prestado de forma competente, ética e humanizada, o cuidado farmacêutico torna-se um aliado fundamental para os membros da comunidade LGBTQIAPN+, contribuindo para o seu bem-estar integral e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.