Cientistas descobrem possível tratamento para conter o câncer de fígado

Através de um fármaco normalmente usado no tratamento do HIV, oncologistas contiveram o desenvolvimento de tumores em ratos.

 

Uma pesquisa realizada na Espanha constatou que um remédio usado no tratamento do HIV, o"Maraviroc", previne o desenvolvimento de lesões hepáticas e do câncer de fígado - o que abre o caminho para o desenvolvimento de novas terapias para este tipo de tumor.

A pesquisa, desenvolvida por um grupo de especialistas em Oncologia e Doenças Infecciosas do Hospital São Pedro de Logroño, em La Rioja (norte) e do Centro de Pesquisa Biomédica dessa mesma região espanhola, foi apresentada nesta quarta feira.

José Antonio Oteo, chefe do Grupo da Área de Doenças Infecciosas do dito hospital, detalhou que o estudo, publicado nas revistas "PLOS ONE" e "Journal of Antimicrobial Chemotherapy", também comprovou, em ratos, que o mesmo fármaco é eficaz na prevenção da esteatose hepática, uma das lesões que podem culminar na cirrose ou no câncer de fígado.

Oteo indicou que, uma vez finalizada esta pesquisa com ratos, seu desejo é que em 2015 possa iniciar a fase clínica do estudo, em humanos, para a qual procura financiamento. O pesquisador ressaltou que serão necessários, pelo menos, entre quatro ou cinco anos para demonstrar a eficácia do resultado em humanos, sobretudo nos casos de esteatose hepática.

De acordo com o cientista, o "Maraviroc" é um fármaco que empregado na luta contra o HIV mediante o bloqueio da proteína CCR5. Essa proteína é presente em múltiplas células do sistema imunológico humano, como as do fígado, e produz as substâncias que podem causar prejuízo hepático e, finalmente, câncer de fígado.

Oteo incidiu no alcance deste achado porque, globalmente, o câncer de fígado representa um grande problema médico, já que a cada ano são diagnosticados cerca de um milhão de pacientes no mundo.

 

Fonte: Site da Revista Galileu, acesso em 30-07-2014