Anvisa aprova remdesivir para Covid-19

A Anvisa comunicou na sexta-feira (12.03) a autorização do remdesivir para tratamento da Covid-19. É o primeiro remédio admitido para uso contra o novo coronavírus e a aprovação foi concedida somente para uso hospitalar. Com nome registrado de Veklury, o antiviral, desenvolvido originalmente para vírus como o Ebola, é produzido pelo laboratório Gilead.

A Dra. Carla Coura, Diretora Tesoureira do CRF/RJ, esclarece que o o perfil de utilização do remdesivir é voltado para pacientes com mais de 12 anos e pelo menos 40 quilos, que estejam com diagnóstico de pneumonia viral decorrente de Covid-19 e que necessitem de suplementação de oxigênio, mas que não estejam em ventilação mecânica.

Assim, ao reduzir o tempo de internação de pacientes, a utilização do antiviral pode melhorar os índices de lotação dos CTIs em hospitais.

De acordo com a Anvisa, o remédio já foi autorizado por autoridades sanitárias em mais de 20 países, entre eles, Argentina, Estados Unidos, Índia, Israel, Japão, Rússia, Coreia do Sul e Canadá, além de ter recebido a permissão da agência europeia.  

Entre fevereiro e maio de 2020, foram realizados estudos clínicos (nas fases 1, 2 e 3) com 6.283 pacientes, entre homens e mulheres com infecção pelo novo coronavírus comprovada por exames laboratoriais. Os testes clínicos foram realizados em 10 países, não no Brasil.

No estudo, os participantes que receberam o remédio tiveram um tempo de recuperação menor, de dez dias, contra 15 dias daqueles que não receberam a substância. Os eventos adversos não foram maiores no grupo que recebeu o rendesivir do que entre os que não tiveram o remédio aplicado.

Segundo a Anvisa, o tratamento deve ser realizado por, pelo menos, cinco dias e não mais do que dez. Para obter êxito, o remédio deve ter aplicação inicial de 200g no primeiro dia e outras doses de 100 mg nos dias seguintes. A forma de aplicação é intravenosa.

Fonte: Agência Brasil - EBC.