FIP lança Declaração de Política sobre Escassez de Medicamentos

Os farmacêuticos devem receber maior autoridade para resolver a escassez de medicamentos quando eles ocorrerem e os governos devem, o mais rapidamente possível, instruir as autoridades reguladoras de medicamentos para investigar e desenvolver propostas que concedam tais poderes ampliados aos farmacêuticos. Esta é uma das várias recomendações em uma nova Declaração de Política sobre Escassez de Medicamentos publicada hoje pela Federação Farmacêutica Internacional (FIP). Para ler, acesse - https://www.fip.org/file/4786

“As causas da escassez são diversas, multidimensionais e às vezes imprevisíveis. No contexto de uma cadeia de fornecimento global complexa e de um mercado globalizado, há uma preocupação crescente entre todas as partes interessadas - incluindo pacientes, profissionais de saúde, organizações governamentais, atacadistas farmacêuticos e a indústria farmacêutica - sobre o futuro do fornecimento de medicamentos em todo o mundo ”, disse o Sr. Lars-Åke Söderlund, presidente do Comitê de Política de Escassez de Medicamentos do FIP e presidente da Seção de Farmácia Comunitária do FIP.

Ele acrescentou: “Há evidências de que a escassez está piorando com o tempo, criando cada vez mais dificuldades para os profissionais de saúde e comprometendo a segurança do paciente. A escassez foi relatada em países de todos os níveis de renda, ocorrendo em todos os contextos de saúde e envolvendo medicamentos essenciais que salvam vidas, medicamentos muito comumente usados e medicamentos de preço alto e baixo. Nesta declaração de política, o FIP e suas organizações-membro assumem quatro compromissos, incluindo o desenvolvimento de diretrizes baseadas em evidências e programas de desenvolvimento de competências direcionados aos papeis dos farmacêuticos na mitigação do impacto da escassez de medicamentos. ”

Outras recomendações na declaração de política incluem:

• O uso global de uma definição única de escassez de medicamentos e um conjunto de critérios harmonizados para identificar e monitorar a escassez em níveis nacional, regional e internacional, a fim de melhorar a compreensão global do problema por meio de dados mais precisos, confiáveis e comparáveis.
• Desenvolvimento de um processo global para determinar a lista de produtos críticos ou vulneráveis.
• Que cada país estabeleça um meio acessível ao público de fornecer informações sobre a escassez de medicamentos.
• Que todos os compradores de medicamentos passem a participar de processos de aquisição ativos que garantam a continuidade do fornecimento de medicamentos de qualidade.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia