Até 7 de junho, farmacêuticos (com pelo menos uma pós-graduação concluída) podem se inscrever para o processo seletivo da 17ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS-Avançado). A inciativa, conduzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) com a colaboração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dura dois anos presenciais. Os selecionados com vaga homologada para o treinamento receberão uma bolsa no valor de R$ 5 mil mensais, por meio do CNPq.
De acordo com informação divulgada por meio do programa, a seleção será dividida em três etapas: a primeira, com inscrição online e análise curricular; a segunda, de entrevista por videoconferência, entre os dias 20 de julho e 4 de agosto; e a terceira, com a participação dos aprovados na etapa anterior em curso intensivo em Epidemiologia Aplicada, entre 21 e 25 de setembro.
O edital explica que são 13 vagas destinadas para brasileiros (natos ou naturalizados) e duas para candidatos de países que têm como idioma o português. Além de graduados em farmácia, podem participar do processo seletivo pessoas com curso superior nas seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, saúde coletiva/saúde pública, gestão em saúde pública/coletiva e terapia ocupacional.
Já em relação aos requisitos, os candidatos devem ter ao menos uma pós-graduação concluída, nas seguintes áreas ou relacionadas aos temas: epidemiologia, estatística, doenças infecciosas e parasitárias ou medicina tropical, infecção hospitalar, infectologia, medicina preventiva e social, medicina comunitária, saúde coletiva/saúde pública, saúde da família, saúde do trabalhador, vigilância em saúde, vigilância em saúde ambiental, vigilância epidemiológica, vigilância hospitalar e vigilância sanitária.
Sobre o EpiSUS-Avançado
O treinamento EpiSUS-Avançado é uma das principais capacitações para o provimento de respostas rápidas às situações e emergências de saúde pública em qualquer lugar do país, como, por exemplo, na atual pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).
Nesse sentido, vale destacar que, conforme a informação destacada no edital, os profissionais em capacitação podem ser deslocados rapidamente, pois, compõem força de resposta em situações de surtos, epidemias, desastres, catástrofes e outras ameaças à saúde pública nacional ou internacional, em especial em áreas de fronteiras.
“Para atender a essa demanda, o Ministério da Saúde (MS) capacita profissionais da saúde de nível superior por meio de uma capacitação em serviço - o EpiSUS-Avançado. Este Programa é baseado em um modelo internacional de treinamento em epidemiologia de campo, com parâmetros, carga horária e currículo padronizados, estabelecidos pela Rede Internacional de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET, sigla em inglês)”, informa o edital.
Para saber como realizar a inscrição, o candidato deve acessar ao edital do projeto (confira aqui).
Fonte: Agência ICTQ