Publicadas orientações sobre a produção de álcool gel

Já está disponível no portal da Anvisa um material com orientações gerais para a produção de formulações antissépticas alcoólicas, tais como álcool etílico e álcool gel. 

Entre as informações disponíveis estão os itens necessários para a produção dos antissépticos em pequena escala, o método de preparação e a quantidade de produtos que são usados nesse processo. Há também um passo a passo, além de orientações sobre rotulagem e regulação sanitária.   

A medida é mais uma das ações estratégicas para viabilizar estoques de produtos que podem ser utilizados no enfrentamento da pandemia de Covid-19, uma vez que o álcool é essencial para a higienização das mãos.   

O guia foi elaborado com base no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira e no Guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para produção de soluções antissépticas.  

Isenção temporária  

É importante destacar que, recentemente, a Anvisa isentou esses produtos de registro, notificação e licenciamento sanitários como forma de estimular a produção de antissépticos alcoólicos, especialmente álcool em gel. A medida é extraordinária e temporária e visa reforçar o enfrentamento do novo coronavírus (Sars-CoV-2).  

Confira aqui a íntegra do material com orientações gerais para a produção de formulações antissépticas alcoólicas.

Fonte: ANVISA