Sociedades médicas defendem substância monitorada pela Anvisa

Para milhões de diabéticos do Brasil a metformina é uma das principais medicações para controlar a doença. A substância apareceu na lista de dez medicamentos monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por uso indevido.

O alerta da Vigilância Sanitária de São Paulo sobre medicamentos para diabetes que estão sendo usados para emagrecer gerou reação: sociedades médicas saíram em defesa de uma substância que aparece em quatro medicamentos.

Para os 13 milhões de diabéticos do Brasil a metformina é uma das principais medicações para controlar a doença. A substância apareceu na lista de dez medicamentos que estão sendo monitorados pela vigilância sanitária de São Paulo por uso indevido.

Eles são indicados para diabetes, mas estão sendo procurados por quem quer perder peso. A Vigilância Sanitária esclarece: a metformina não é o problema. Ela aparece na lista porque está associada a outras medicações.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lembra que a metformina é usada há muito tempo e com sucesso no tratamento da doença.

Fonte: G1