Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde lançam livro para racionalizar uso de medicamentos

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde anunciaram recentemente o lançamento do segundo volume do "Livro de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – SAS e SCTIE/MS". Desenvolvido por especialistas no uso racional e seguro de medicamentos, o projeto de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas visa qualificar a assistência e a orientação da organização dos fluxos, otimizando o uso de recursos para cada quadro epidemiológico e racionalizando o uso de medicamentos de alto custo.

O livro orienta sobre a melhor forma de tratar 25 doenças, como asma, mal de Alzheimer, epilepsia, esquizofrenia, entre outras. Tratam-se de situações clínicas prioritárias para a saúde pública que, por sua prevalência, complexidade ou alto impacto financeiro, impõem ao Ministério da Saúde a necessidade de protocolar e estabelecer diretrizes técnico-científicas e gerenciais.

Desde 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz atua em parceria com o Ministério no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Além do livro, outros 12 projetos de Gestão, Capacitação, Tecnologia e Assistência são realizados para benefício do SUS.

Fonte: Saúde Web