Brasil pode lançar vacina contra esquistossomose

Muitas vezes negligenciada, doença afeta 240 milhões de pessoas no mundo. Projeto da Fiocruz já está em fase final, e testes começarão em breve a serem feitos em regiões da África e do Brasil

Dentro de três anos, o Brasil pode ser o primeiro País do mundo a lançar uma vacina contra a esquistossomose. O projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em fase final de testes e pode ser fundamental no combate a uma doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta mais de 240 milhões de pessoas no mundo.

Atualmente a Fiocruz está organizando a última etapa de testes em humanos, que prevê a vacinação de crianças de 9 e 10 anos em áreas endêmicas. Essa fase está prevista para começar ainda neste ano e deve ocorrer em duas regiões da África e duas do Brasil, provavelmente na Bahia.

Essa última etapa deve durar um ano e meio. Após ela, os resultados serão analisados e, em seguida, a vacina deve ser liberada. Estima-se que mais de 700 milhões de pessoas vivam em áreas endêmicas no mundo.

Segundo a pesquisadora chefe do Laboratório Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz, Miriam Tendler, durante anos a prioridade em programas de doenças parasitárias era o tratamento com medicamentos, mas não o desenvolvimento de vacinas para evitar sua transmissão.

Para a pesquisadora, havia falta de interesses dos países desenvolvidos, que tinham as patentes de medicamentos usados nesses tratamentos, em pesquisar soluções efetivas para o controle das doenças.

 

Fonte: Correio do Brasil