O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/Brasília, abrem inscrições para o curso Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica no SUS, o qual tem como objetivo apresentar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as políticas relacionadas à assistência farmacêutica (AF).
Ofertado na modalidade ensino à distância (EAD) e direcionado aos profissionais que atuam na AF e no serviço público de saúde, o curso tem carga horária de 40h e está organizado em quatro aulas: I) breve histórico da saúde no Brasil; II) SUS em construção; II) estruturação e organização da AF no SUS e IV) planejamento, financiamento e monitoramento da gestão da AF.
Espera-se que ao final do curso os participantes saibam aplicar os princípios e as diretrizes gerais dos SUS na gestão da AF, reconheçam a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, utilizem ferramentas de informação na tomada de decisão e promovam o acesso e o uso racional de medicamentos.
As inscrições abrem em 09 de abril e se encerram 30 de junho (domingo) e podem ser feitas por meio deste link. O curso poderá ser concluído até 31 de julho (quarta-feira) de 2019.
Este é o primeiro curso desta linha de aprendizagem para qualificação da assistência farmacêutica no SUS. Outros dois cursos estão em desenvolvimento, a saber: Ciência de dados para a integração e qualificação da assistência farmacêutica no SUS; e Planejamento em saúde e gestão da Assistência Farmacêutica. A ação educacional faz parte do eixo educação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – Qualifar-SUS, do Ministério da Saúde.
Serviço:
Período de inscrição: 09/04/2019 a 30/06/2019
Período de oferta: 09/04/2019 a 31/07/2019
Público-alvo: Profissionais que atuam na assistência farmacêutica e no serviço público de saúde.
Inscrições:https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/politicas-de-saude-e-assistencia-farmaceutica-no-sus/.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia