Cogumelos alucinógenos podem tratar depressão profunda, diz estudo

A psilocibina, o componente psicodélico presente em cogumelos, pode um dia ser um tratamento eficaz para pacientes com depressão profunda que não conseguem se recuperar usando outras terapias, disseram cientistas nesta terça-feira (17).


Um estudo piloto de pequena escala do uso da psilocibina em casos de depressão resistente a tratamento convencional mostrou que o método é seguro e eficiente, disseram pesquisadores britânicos.


Dos 12 pacientes que receberam a droga, todos mostraram algum recuo nos sintomas de depressão durante pelo menos três semanas. Sete continuaram a exibir uma reação positiva após três meses, e cinco continuavam em recuperação após este período.


Robin Carhart-Harris, que liderou o estudo no departamento de medicina do Imperial College de Londres, disse que os resultados, publicados no periódico científico Lancet Psychiatry, são surpreendentes.


Muitos pacientes descreveram uma experiência profunda, disse ele, e pareceram ter uma transformação na maneira como percebem o mundo.
"Mas não devemos nos empolgar com estes resultados", afirmou aos repórteres em um boletim em Londres. "Isso não é uma bala de prata. Estamos começando a aprender como fazer este tratamento".


Os cogumelos mágicos crescem em todo o mundo e vêm sendo usados desde os tempos antigos, tanto para recreação quanto para rituais religiosos.

Fonte: G1