ENSP oferecerá curso EAD sobre segurança do paciente

Até o dia 8 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz ENSP/Fiocruz estará recebendo inscrições ao processo seletivo para preenchimento de vagas de alunos do Curso de Especialização de Segurança do Paciente para profissionais da rede de atenção às urgências e emergências (RUE). O curso a distância, com momentos presenciais, tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente enquanto questões-chave da prestação de cuidados de saúde. Serão ofertadas 1.100 vagas.

A maioria das vagas (mil) será destinada a profissionais portadores de diploma de nível superior que atuem nos estabelecimentos de saúde – Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências –, que estejam aprovados no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência de acordo com a Portaria MS/GM nº 1.600, de 07 de Julho de 2011.

Serão aceitas, ainda, inscrições de trabalhadores de instituições de saúde gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) em atividades de coordenação de ações da atenção a urgência e emergência de nível central (Secretarias Municipais, Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde). Para esses estão reservadas 100 vagas.

Também são pré-requisitos para a inscrição no processo seletivo ter habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade – internet, e-mail, fórum e chat – e disponibilidade para participar de oito horas-aulas semanais, além de apresentar uma carta de Indicação assinada pelo superior responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.


O curso terá carga horária total é de 448 horas, sendo 408 horas realizadas a distância e 40 horas de forma presencial, durando em torno de 13 meses, com início em outubro de 2016 com término em novembro de 2017. Serão 3 encontros presenciais, em outubro de 2016 (08 horas), março de 2017 (16 horas) e novembro de 2017 (16 horas).

As despesas com deslocamentos, alimentação e eventual hospedagem para participar dos momentos presenciais serão de inteira responsabilidade dos candidatos selecionados ou do estabelecimento de saúde/instituição pela qual foram indicados. Os momentos presenciais, cuja presença é obrigatória, serão, preferencialmente, nas capitais das unidades federativas, a serem definidos pela Coordenação do Curso.

Para ler o edital, clique aqui.


Para fazer a inscrição, clique aqui.

Fonte: Comunicação do CFF