Você não precisa jejuar antes de fazer exame de colesterol, diz estudo

Não há necessidade de uma pessoa jejuar antes de fazer um exame de sangue para medir os níveis de colesterol e triglicerídios no corpo, diz uma nova pesquisa. Para chegar à conclusão, cientistas da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, junto a pesquisadores nos EUA e no Canadá, debruçaram-se sobre os dados de mais de 300 mil pacientes.

Fazer jejum de até 12 horas é um grande problema para pessoas que precisam fazer tais exames. Mas o estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico científico "European Heart Journal", mostra que ficar sem comer não faz a menor diferença para o resultado da avaliação.

- Nossos resultados vão ajudar os pacientes a fazer mais facilmente tratamentos preventivos para problemas do coração e derrames, as coisas que mais matam no mundo - diz o professor Borge Nordestgaard, da Universidade de Copenhagen.

Na Dinamarca, desde 2009 são realizados exames de colesterol em momentos aleatórios do dia, sem a exigência de jejum. Pacientes, médicos e laboratórios se beneficiaram da mudança, já que diminuiu muito o número de pessoas que, ao chegar no local da avaliação, deixam de fazer o exame porque não estavam em jejum. Também facilita o procedimento para trabalhadores, crianças, diabéticos e idosos, muitos dos quais têm dificuldades de jejuar.

Esta é a primeira recomendação internacional de que o jejum não é necessário para testes de colesterol e triglicerídeos. Segundo as federações europeias de Aterosclerose e de Quimica Clínica e Medicina Laboratorial, o uso do jejum gera mais trabalho para os pacientes e os médicos, que comumente são obrigados a pedir novos exames e, consequentemente, consultas para acompanhamento, o que desnecessariamente "prende" mais horas dos profissionais médicos.

Fonte: O Globo