Vírus recém-descoberto provoca danos cerebrais em bebês

Cientistas descobriram que um vírus recém-identificado causou danos cerebrais em bebês. De acordo com uma pesquisa sobre o chamado parechovirus, divulgada nesta sexta-feira, este microorganismo levou mais de cem bebês a serem hospitalizados em 2013 e 2014 na Austráia. Um ano mais tarde, verificou-se que parte desses pacientes apresentavam problemas de desenvolvimento cerebral

Não há um tratamento ou vacina para combater esse novo vilão. Segundo a Sociedade da Australásia para Doenças Infectuosas (Asid, na sigla em inglês), os bebês afetados pelo vírus sofreram sintomas como convulsões, irritações e contrações musculares.

"Esse é um novo vírus, e sabemos muito pouco sobre ele. Este estudo está ajudando na nossa compreensão sobre algumas das consequências da infecção em crianças, e os resultados são preocupantes", disse a professora Cheryl Jones, presidente da Asid, num comunicado.

O vírus é transmitido de pessoa para pessoa por contato direto com secreções como saliva, catarro ou muco nasal, além de fezes de pessoas infectadas. Autoridades sanitárias dizem que qualquer pessoa pode ser infectada, mas bebês estão sob maior risco de serem afetados pela doença.

Identificado na Europa há cerca de dez anos, o vírus provocou seu maior surto de contágio até agora em Sidney, na Austrália, em 2013. Segundo a pesquisa, 70% de mais de cem bebês sofreram infecção neurológica. O estudo acompanhou 46 vítimas da doença e observou que metade delas tiveram dificuldades de desenvolvimento após 12 meses.

Para Cheryl Jones, os resultados mostram, claramente, a importância de se acompanhar de perto novas infecções, bem como de se desenvolver uma resposta médica ao parechovirus. Segundo a médica, ainda não há indícios de uma epidemia global, mas "podemos certamente contar que haverá novos surtos na Austrália", preveniu a professora no comunicado divulgado à mprensa.

Fonte: O Globo