Gigante alimentício diz que certos produtos são para consumo 'ocasional'

A gigante alimentícia que controla alguns dos produtos processados mais consumidos no mundo, como os molhos Dolmio e o arroz Uncle Ben's, disse que alguns desses alimentos devem ser ingeridos apenas uma vez por semana devido à alta concentração de sal, açúcar e gordura.

A multinacional disse ainda ainda que algumas comidas têm níveis tão altos de sal, açúcar e gordura que os alimentos perdem seu gosto "autêntico". As informações foram divulgadas quando a empresa anunciou que vai lançar um selo para as suas embalagens com as classificações "todos os dias" e "ocasionalmente", para fazer essa distinção, que também vai ficar clara no site da companhia.

Mas, segundo a companhia informou ao site da "BBC", no Reino Unido, apenas 5% de seus produtos serão classificados como itens a serem consumoidos "ocasionalmente". Neste universo, estão justamente o molho de tomate, usado em lasanhas e macarronadas, e o molho oriental Uncle Ben's.

As medidas foram elogiadas por uma organização que promove conscientização sobre a obesidade, um dos maiores problemas de saúde no mundo hoje. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje o planeta têm mais pessoas com obesidade (640 milhões) do que abaixo do peso. Além disso, o número de diabéticos aumentou em quatro vezes desde 1980. ".

"A Mars está sinalizando um movimento em direção a alimentos mais saudáveis há anos", disse Tam Fry, do Fórum Nacional da Obesidade, em entrevista à "BBC".

Fonte: O Globo