Solenidade marca os cem anos da ABF

Os cem anos da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) foram comemorados numa solenidade neste domingo, 24 de janeiro, na Casa Açores, na Tijuca, Zona Oeste do Rio. Na cerimônia, farmacêuticos que contribuíram para o desenvolvimento da associação foram homenageados. Entre eles, estavam o presidente do CRF-RJ, o doutor Marcus Athila.

Também foram premiados os doutores Vera Lúcia Luiza, Hayne Felipe da Silva, José Liporage Teixeira, Ilídio Ferreira Afonso, Levy Gomes Ferreira, Lauro Domingos Moretto, Walter da Silva Jorge João, além da funcionária Maria Eduarda Pontes Rosa.

Fundada em 1920, a Associação Brasileira de Farmacêuticos foi criada como instituição sem fins lucrativos, de caráter científico-profissional. A instituição edita a Revista Brasileira de Farmácia e participou da elaboração da primeira edição da Farmacopeia Brasileira, organizada por seu ex-presidente Prof. Rodolpho Albino Dias da Silva. A associação também teve papel importante na criação dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.