Filhos podem herdar metabolismo de pais acima do peso

Pais com excesso de peso podem passar características metabólicas irregulares para seus descendentes, indica estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas sobre Diabetes Pacific Northwest, uma organização norte-americana sem fins lucrativos.

Por meio de dois estudos envolvendo camundongos machos, os pesquisadores do instituto descobriram que o esperma dos roedores carregava moléculas extras de RNA. De acordo com a pesquisa, há evidências de que este material genético adicional afeta o metabolismo da criança que será gerada. Já é comprovado que filhos tendem a herdar características metabólicas e condições fisiológicas dos pais.

O geneticista Joseph Nadeau, responsável por uma das pesquisas, disse em entrevista à revista Science que os resultados são “animadores e surpreendentes, mas não impossíveis”. Até recentemente, considerava-se impossível que traços pudessem ser passados para a geração seguinte por outros meios que não fossem sequência de DNA.

O outro estudo feito pelo Pacific Northwest, liderado pelo pesquisador Oliver Rando da Universidade de Massachusetts, encontrou evidências de um novo tipo de RNA, conhecido como RNA de transferência (tRNA), que seria responsável pela herança de características genéticas entre roedores machos. Logo, dependendo do estado de saúde do pai, as moléculas de tRNA podem passar material genético adicional para os filhos.

Um estudo feito recentemente pela Academia Chinesa de Ciência também colocou em foco o tRNA. Os pesquisadores descobriram que o esperma de ratos machos alimentados com uma dieta rica em gordura continha fragmentos de tRNA que causariam absorção anormal de glicose – condição normalmente associada à obesidade – e insensibilidade à insulina em sua prole.

O conjunto da obra deve ajudar a “identificar as moléculas responsáveis pela herança que estão fora da sequência de DNA”, esclareceu Nadeau. Segundo a endocrinologista Susan Ozanne, da Universidade de Cambridge, o próximo passo para os pesquisadores será descobrir o quanto esta herança é permanente e quão rapidamente podem ser revertidas com mudanças na dieta do pai.

Fonte: Galileu