Centro especializado da OPAS/OMS disponibiliza curso virtual sobre geohelmintíases

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) – centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), disponibilizou gratuitamente o curso virtual “Geohelmintíases: Prevenção, tratamento e controle”. A iniciativa faz parte das ações da organização para apoiar a vigilância, controle e eliminação das doenças infecciosas negligenciadas nas Américas.

O curso de autoaprendizagem, que dura 60 horas, é dirigido aos profissionais responsáveis pelos programas de controle das geohelmintíases e a outros trabalhadores da saúde que exercem funções de apoio e gestão nessa área.

A ferramenta de capacitação possui sete módulos, que abordam assuntos relacionados com o controle das geohelmintíases. Entre os temas, estão: a importância destas infecções como problema de saúde pública, a descrição das manifestações clínicas, a relação com os determinantes sociais da saúde, as medidas preventivas, as ações integradas para conseguir o controle da infecção e os procedimentos para manuseio de medicamentos doados por meio da OPAS/OMS.

Este curso permite reforçar as capacidades nacionais e regionais, contribuindo para avançar no cumprimento das metas de controle das geohelmintíases estabelecidas pelos Estados-Membros, em 2009, na resolução  CD49.R19 do conselho diretivo da OPAS/OMS. O documento estipula a redução da prevalência de infecção em crianças a uma taxa inferior a 20% e o alcance de uma cobertura de tratamento de pelo menos 75%.

Fonte: Pan-American Health Organization (Paho)