Anvisa suspende medicamentos e produtos

Cinco resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspenderam medicamentos e produtos no fim do ano passado. Entre os remédios listados estão uma pomada sem registro e medicamentos irregulares e falsificados.

Sem registro
A agência determinou a suspensão da distribuição, comercialização, divulgação e uso da pomada analgésica Doresmil. O fabricante da formulação é desconhecido e o produto não tem registo na Agência. Assim, a Anvisa determinou a apreensão e a inutilização do produto citado. A Resolução 3.552/2015 foi publicada na quarta-feira (30/12), no Diário Oficial da União (DOU).

Medicamento irregular
Também foi suspensa a distribuição, comercialização, divulgação e uso do produto Anavar (Oxondrolona), 20 mg, identificado como distribuído pela empresa DNA Labs. O produto não possui registro na Agência. A determinação ocorreu após a Policia Civil do Distrito Federal (PC-DF) constatar a venda irregular do produto. Agência determinou a apreensão e a inutilização das unidades existentes no mercado. A decisão está na Resolução 3.551/2015.

Produto desconhecido
O composto Natu Diet também teve suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso. A propaganda do produto, que não tem registro na agência, era veiculada nos sites www.comprenatudiet e www.comprenatudiet.com.br, com alegações terapêuticas de redução de apetite, aceleração do metabolismo, eliminação de gordura localizada e efeito diurético. Não há qualquer identificação do fabricante no rótulo do produto, nem nos endereços eletrônicos em que a fórmula era comercializada. A Resolução é a 3.549/2015.

Medicamento falsificado
A agência determinou a apreensão e inutilização do medicamento Hormotrop 12 Ul, pó liófilo injetável, lote CC40492, com validade até abril de 2017. A determinação também é válida para o Diluente Bacteriostático da fórmula, lote 091196587. O Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, detentor do registro dos produtos, desconhece a existência do lote citado, o que caracteriza a falsificação do medicamento. A Resolução 3.553/2015 foi publicada na quarta-feira (30/12), no Diário Oficial da União (DOU).

Água sanitária e cloro
Foi suspensa ainda a fabricação, divulgação, comercialização e uso da água sanitária Igclean, 5 litros. O produto, que não possui registro na agência, é fabricado por Ducasa Soluções em Produtos de Limpeza LTDA. A empresa não possui Autorização de Funcionamento. A Anvisa suspendeu ainda a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do Cloro Ativo Solarquim, composição: hipoclorito de sódio, com teor de cloro ativo entre 8 a 12%, volume 1,8 litros. O produto, que é fabricado pela empresa Solarquim Produtos de Limpeza LTDA-EPP, não possui registro na Anvisa. Além das suspensões, a Anvisa determinou que as duas empresas promovam o recolhimento do estoques existentes no mercado.
As medidas estão nas Resoluções 3. 548/2015 e 3.550/2015.

Fonte: Anvisa