Anvisa determina suspensão de cosmético, suplemento e produto de higiene

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira, 17 de dezembro, três resoluções, suspendendo suplementos, cosméticos e produtos de higiene.

A agência determinou a suspensão da divulgação de publicidade do produto Kefir Real – Suplemento Vitamínico Mineral. A medida foi motivada pela comprovação da divulgação irregular do produto, com indicações e alegações terapêuticas sem comprovação. O suplemento é fabricado pela empresa Lapon Indústria Farmacêutica Ltda. e não possui registro na Agência.

Também foi suspensa a divulgação, fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos produtos Biguagel 1, Biguagel 2 e Biguagel 0,3% Gel PMBH, fabricados pela empresa Cosmoderma Indústria e Comércio Ltda – ME. A ação foi motivada pelo cancelamento da notificação do grau 2 pelos produtos e por atribuir em sua rotulagem indicações técnicas terapêuticas para tratamento de feridas dérmicas. A Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Por fim, também está suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético Dimiron, fabricado pela empresa Biocosmética Indústria e Comércio Ltda. A medida foi motivada pela comprovação de alegações não permitidas no rótulo do produto. A Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Fonte: Anvisa