Anvisa suspende publicidade de produtos e interdita lote de saneante

A Anvisa publicou, nesta quinta-feira (26/11), uma resolução que proíbe toda publicidade dos produtos Óleo de Linhaça, Óleo de Prímula e Gérmen de Soja em Cápsulas da marca Active Woman Plus, fabricado pela empresa Sunflower Indústria e Laboratório Fitoterápico ME.

A Agência identificou a propaganda irregular nos sites www.activewomanplus.com.br e www.activewomanplus.com.br/produto. Os endereços eletrônicos comercializavam as fórmulas alegando funções terapêuticas não comprovadas pela Anvisa, como: "Melhorar os sintomas da menopausa é cuidar de você", "Encontre a felicidade na menopausa", "Dados experimentais e clínicos têm mostrado que as isoflavonas representam uma alternativa promissora na prevenção e/ou tratamento de muitas doenças hormônio dependentes, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose".
A medida está na Resolução 3.234/2015, publicada quinta-feira (26/11), no Diário Oficial da União (DOU).

A agência determinou ainda a interdição cautelar do lote 027 do saneante Álcool Gel Chemix, com validade até abril de 2017. O produto é fabricado pela Indústria e Comércio Chemin Ltda. O lote foi suspenso após Laudo de Análise Fiscal emitido pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen-PR) revelar resultados insatisfatórios no ensaios de teor de álcool elítico, de pH e na rotulagem primária no lote citado. A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que vigorará pelo prazo de 90 dias. A medida está na Resolução 3.233/2015 publicada quinta-feira (26/11) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Anvisa