Microcefalia pode se espalhar pelo país, alerta diretor do Ministério da Saúde

O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, em entrevista à Folha de S. Paulo, destacou que "o cenário pode ser pior do que se imagina" em relação ao aumento de casos de recém-nascidos no Nordeste com microcefalia. A tendência, alerta, é que o surto se espalhe pelo país, se comprovada a relação da doença com o zika vírus, que circula em 14 Estados.

Maierovitch está à frente das investigações no Ministério da Saúde sobre o aumento de casos da doença, malformação do crânio que pode levar a sequelas.

"Estamos bastante preocupados porque em Pernambuco já podemos caracterizar uma epidemia e em outros Estados do Nordeste há uma tendência ascendente. É muito preocupante, porque parece algo que não atingiu o auge", destacou à Folha.

A Zika é a principal hipótese para a doença, mas há outras possíveis, informou Maierovitch. Entre elas estão medicamentos, substâncias tóxicas e vários tipos de infecção. Estas, no entanto, teriam um comportamento diferente. "A prioridade é estabelecer a causa da doença. Mas está em discussão um projeto que acompanharia gestantes com exames seriados, para estabelecer o vínculo [com o zika] e enxergar a evolução da doença", informou.

Fonte: Jornal do Brasil p>