Menino de cinco anos morre após tomar remédio escondido, diz pai

Uma criança de 5 anos morreu após ingerir um remédio escondido do pais, em Ourinhos (SP), no domingo (10). O pai do menino, que preferiu não se identificar, contou à reportagem da TV TEM, nesta quarta-feira (14), que o filho estava com dor de garganta e já havia sido medicado, mas que ele sabia onde ficava a caixa de medicamentos e acabou se automedicando.
Segundo o pai, o menino pegou um banco, arrastou até onde guardavam os medicamentos e tomou um comprimido. Depois ele avisou que havia tomado um remédio, mas os pais não sabiam qual medicamento era. No momento a criança não teve reação, mas depois de algum tempo, a mãe deu leite para a criança dormir e ela começou a passar mal.
Os pais levaram a criança à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Como o caso era grave, ele foi transferido para a Santa Casa, mas não resistiu e morreu. Foi feito exame para saber qual medicamento o menino tomou já que, segundo o pai, na caixa de medicamento tinha antidepressivo e remédio para pressão arterial. A criança foi enterrada na segunda-feira (12).
O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A Polícia Civil aguarda o resultado do laudo para apurar se houve imprudência ou negligência na guarda do medicamento pelos pais.
O médico Marcelo Santoni alerta que neste casos o melhor a se fazer é ir para o hospital, mesmo que a criança esteja bem. “Não é indicado dar nada à criança, nem induzir ao vômito”, afirma.

 

Fonte G1