Medicamento aumenta vida no cancro renal

Médicos portugueses estão a tentar trazer para o país, até ao final do ano, o medicamento de imuno-oncologia Nivolumab para uso compassivo (de forma gratuita) nos doentes com cancro renal avançado antes da sua aprovação final para esse efeito.

Com resultados já comprovados num ensaio clínico de fase 3, o fármaco "duplica a esperança de vida , que por vezes é inferior a 12 meses, para os doentes com cancro renal avançado", explicou ao DN a oncologista Ana Castro, do Centro Hospitalar de São João, no Porto, que acompanhou neste fim de semana a apresentação do estudo sobre a eficácia do medicamento no congresso da European Society of Medical Oncology, em Viena de Áustria.

"Em Portugal, desde junho e julho que dezenas de doentes afetados por melanoma avançado e cancro do pulmão estão a ser tratados, em Lisboa e no Porto, com o Nivolumab. Os primeiros resultados são encorajadores", adiantou Ana Castro. Os doentes com melanoma avançado têm, normalmente, uma esperança de vida abaixo dos seis meses, e no cancro do pulmão a sobrevivência estimada é, em média, de dois anos. Prazos que este agente de imuno-oncologia poderá alargar.

O estudo com mais de 800 doentes com cancro renal avançado concluiu que um em cada quatro doentes tratados com Nivolumab respondeu ao tratamento (25% face a 5% dos que estavam a ser tratados com quimioterapia na fase 3). Os pacientes que usaram este fármaco tiveram uma sobrevida de 25 meses, em contraste com os 19,6 meses do tratamento atual. Os efeitos adversos são "mínimos".

Fonte: DN Portugal