Resoluções da Anvisa suspendem medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou quatro resoluções suspendendo lotes de medicamentos genéricos fabricados por Prati Donaduzzi & Cia nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de setembro

O lote 13L95F do comprimido genérico Metronidazol 250 mg, com validade até dezembro de 2015, foi suspenso. O remédio apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e descrição da amostra conforme consta no Laudo de Análise Fiscal de amostra única 1487.00/2014, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. Ainda de acordo com o laudo, o lote citado contém comprimidos com manchas irregulares e pontos de cor preta. Com isso, a Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado. A medida está na Resolução 2.479/2015.

O medicamento genérico Cloridrato de Metformina 850 mg também teve um lote, de número 13L829, suspenso. O remédio tem validade até novembro de 2015. A Anvisa decidiu suspender o medicamento após resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e descrição da amostra, conforme consta no Laudo de Análise Fiscal de amostra única 1604.00/2014, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. Segundo o Laudo, os comprimidos do lote citado apresentam manchas irregulares e pontos de cor preta, com isso, a Agência determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. A medida está na Resolução 2.480/2015.

Já o lote L14H6F1 do comprimido genérico Albendazol 400mg foi interditado cautelarmente. O medicamento, da mesma empresa, tem validade até setembro de 2016. O Laudo de Análise Fiscal n° 5826.01/2014, emitido pela Fundação Ezequiel Dias de Minas Gerais (Funed/MG) apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de dissolução do remédio. Enquanto a Agência aguarda o resultado de análise definitivo é recomendado aos usuários deste medicamento que suspendam o uso do lote citado. A interdição cautelar é uma medida preventiva e provisória e vigorará pelo prazo de noventa dias. A medida está na Resolução 2.478/2015.

A agência determinou ainda a suspensão do lote 0.069 do Desinfetante Lavanda Diviclean com validade até julho de 2016. O saneante é da empresa Diviclean Indústria Comércio e Representações Ltda. Segundo o Laudo de Análise Fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias de Minas Gerais (Funed), o desinfetante apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de determinação de pH, contagem de bactérias aeróbias e rotulagem. Com a suspensão, a Agência decidiu ainda, que a empresa deve promover o recolhimento do lote citado. A medida está na Resolução 2.481/2015.

Fonte: Anvisa