CFF chamará à discussão demandas em hospitais administrados pela Ebserh

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) convocará reunião do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, para discutir estratégias e medidas a serem adotadas com vistas à equiparação da diferença salarial e de carga horária semanal entre farmacêuticos e enfermeiros de hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em todo o País. Empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh foi criada em 2010 para gerenciar os hospitais universitários federais e prestar apoio às universidades na gestão destes estabelecimentos de saúde.

A convocação da reunião foi deliberada na manhã desta sexta-feira, dia 28 de agosto, durante o segundo dia da 434ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a partir de uma reivindicação dos farmacêuticos do Complexo Hospitalar do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC). A demanda foi levada ao Plenário pela conselheira federal de Farmácia pelo estado do Ceará, Lúcia Sales, e endossada pelos conselheiros federais pelos estados de São Paulo, Marcelo Polacow Bisson, de Alagoas, José Gildo da Silva, do Rio Grande do Norte, Lenira da Silva Costa, e do Piauí, José Vílmore Silva Lopes Júnior.

Ao longo dos últimos anos, o CFF tem desenvolvido diversas ações junto à Ebserh, entre as quais podem ser destacadas aquelas que resultaram na reestruturação do organograma das farmácias hospitalares, proposto originalmente pela empresa, e no aprimoramento dos seus editais de concurso para farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos.

“Mais uma vez, o Plenário mostrou-se sensível aos argumentos apresentados, e decidiu pelo encaminhamento da questão ao fórum, o qual terá a incumbência de encontrar os meios necessários para reverter o quadro ora apresentado, com certeza amplamente desfavorável à profissão farmacêutica”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. O fórum congrega, além do CFF, a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar), a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) e a Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar).

Segundo levantamento contido em um documento produzido pelos farmacêuticos cearenses, os enfermeiros do HUWC/UFC têm jornada de 36 horas semanais e recebem um salário mensal superior ao dos farmacêuticos, que trabalham 40 horas por semana. Ainda de acordo com o estudo, a remuneração de farmacêuticos nos hospitais administrados pela Ebserh é a mais baixa, quando comparada a de outros órgãos públicos.

Fonte: CFF