Médicos indicam que bebês sejam expostos a amendoim contra alergia

Um grupo de pediatras está recomendando que crianças com alto risco de alergia a amendoim recebam alimentos contendo o ingrediente antes de um ano de idade.

A orientação é resultado de um grande estudo sobre alergia publicado no começo deste ano que descobriu que a exposição a amendoim na infância parece ajudar no desenvolvimento de tolerância ao alimento, ao contrário do que pode indicar o senso comum.

Alimentos destinados a bebês usados no estudo incluíam pasta de amendoim, sopa de amendoim e amendoim moído misturado no iogurte e em outras comidas.

A recomendação foi elaborada em junho pela Academia Americana de Pediatria em conjunto com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia e diversos outros grupos de alergia internacionais. A Academia Americana de Pediatria vai divulgar um documento sobre o assunto na próxima segunda-feira na revista "Pediatrics".

Testes de alergia são recomendados para crianças em risco de alergia a amendoim entre 4 e 11 meses de idade. Têm mais risco de alergia ao alimento aqueles que já tiveram realções na pele ao comer ovos ou que já tiveram coceiras severas na pele, o que sugere uma possível alergia a comida.

A recomendação é uma orientação provisória enquanto diretrizes mais extensas estão sendo preparadas pelo Instituto Nacional de Alergia, Asma e Imunologia e a Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica.

Fonte Bem-Estar