Conselho Federal de Farmácia cria grupo de trabalho sobre Homeopatia

Em maio de 2015 tiveram início os trabalhos de um novo grupo técnico no CFF, designado Grupo de Trabalho de Homeopatia do CFF (GTH). O novo GT foi criado a partir de demanda do segmento farmacêutico homeopático, conduzida pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), que reuniu um grupo com diversas Comissões Técnicas Assessoras de Homeopatia, de Farmácia Homeopática ou de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) dos conselhos regionais de diversos estados do País (12 até o momento - AM, BA, CE, GO, MG, MS, PA, PR, RJ, RS, SC, SP).

Para entender a formação do GTH é válido resgatar alguns antecedentes. Em 2013, a ABFH, em parceria com o CRF-SP criou o projeto Homeopatia sem Fronteiras, que tinha alguns objetivos bem definidos, entre eles aproximar as Comissões Assessoras dos conselhos regionais de Farmácia pelo Brasil. Isso se daria por meio de ações conjuntas e partilhadas, de modo a fortalecer a atuação profissional, aprimorar a formação e capacitação, ampliar a visibilidade social da Homeopatia e da Farmácia Homeopática, para que a população tenha mais informação e acesso aos serviços ofertados País afora. A partir da mobilização da Comissão do CRF-SP, aconteceram diversos encontros, I e II em São Paulo (outubro de 2013 e maio de 2014), o III em Fortaleza (novembro de 2014) e o IV em Manaus (junho de 2015). Como resultado dessa mobilização, surgiu o pleito junto ao CFF para que este grupo tivesse espaço ativo à instituição.

Em janeiro de 2015, ocorreu audiência com a Presidência do CFF, onde se definiu pela criação do GTH, com participação da ABFH e do grupo de Comissões, além da indicação dos seus primeiros membros. Ocorreram duas reuniões em Brasília (maio e julho de 2015), além de membros do GTH terem participado do IV Encontro de Manaus, onde se discutiu a elaboração de protocolos de prescrição farmacêutica homeopática. O GTH organizou uma extensa agenda de trabalho, que incluiu, entre outras demandas do setor: a) aprimoramento da Resolução n. 601/2014 sobre atribuições do farmacêutico no âmbito da Homeopatia; b) elaboração do texto da Resolução n. 611/2015, que trata da atuação do farmacêutico floralterapeuta – aprovada por unanimidade na Plenária do CFF recentemente c) a continuidade dos encontros de Comissões, sendo a próxima prevista para 13 de outubro deste ano, em São Paulo; d) apoio e participação para com os eventos do setor; e) desenvolver estratégias para ampliar a participação e envolvimento dos farmacêuticos homeopatas nos pleitos de interesse; f) elaboração e organização dos protocolos de prescrição (com apoio do Grupo de Comissões); g) integração do setor no âmbito da política farmacêutica e de saúde; h) desenvolvimento de instrumentos técnicos de apoio para os profissionais; i) ações de divulgação e esclarecimento para a sociedade da Homeopatia como prática de saúde importante.

O GTH está constituído por representantes de diversos estados: Amarilys de Toledo Cesar (SP - ABFH), Henrique Marquez Henriques (MG – Grupo de Comissões – CRF-MG), Javier Salvador Gamarra Junior (PR - ABFH), Karen Denez – coordenadora (SC - ABFH), Márcia de Cássia Silva Borges (SP – Grupo de Comissões – CRF-SP).

Fonte: CFF