Tarcísio Palhano, assessor do CFF, analisa o primeiro ano de vigência da Lei 13.021

O programa Falando Francamente desta segunda- feira (17) entrevistou o assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia e coordenador técnico e científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos, Tarcísio Palhano. Ele fala sobre o impacto de lei 13.021/14 que completa um ano de aprovada, ela transformou as farmácias e drogarias em unidades de assistência farmacêutica à saúde e orientação sanitária.

Segundo Tarcísio Palhano, com a lei a farmácia deixou de ser apenas um estabelecimento comercial e passa também a ser um estabelecimento de saúde. O assessor explica que as pessoas precisam aprender a entrar numa farmácia e buscar não somente a medicação, mas a orientação e os serviços prestados pelo farmacêutico.

Durante a entrevista ele diz que ainda é cedo para mensurar o ganho da população, em apenas um ano de vigência da norma, para ele, é preciso esperar um pouco mais.

O coordenador técnico e científico conta que a farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde, porque a pessoa procura primeiro a farmácia quando ocorre algum problema de saúde. Ele comenta que isso é bom, se esse primeiro acesso for utilizado de forma correta. O assessor esclarece que mesmo com a receita, muitas vezes, a pessoa pode não usar o medicamento de maneira correta, ignorando horário, misturando remédios, e isso faz toda a diferença.

Ouça a entrevista aqui