Anvisa divulga sete resoluções suspendendo produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou neta segunda-feira, 3/8, sete resoluções suspendendo medicamentos e publicidade de medicamentos. Na lista, estão todos os saneantes da empresa Quimio Indústria e Comércio Ltda. –P, que foram suspensos. A empresa já havia sido notificada pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais, por não possuir Autorização de Funcionamento de Empresa, e os produtos tiveram a comercialização suspensa em todo o Estado. Os itens eram fabricados sem notificação ou registro de saneantes na Anvisa, além de não cumprir com as Boas Práticas de Fabricação. Com isso, a Agência determinou a suspensão do produto em todo território nacional, e decidiu ainda, que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Lote de medicamentos do Laboratório Vitamed

A Anvisa determinou também a suspensão dos medicamentos efervescentes Biofor C, Biovita Zinco, Biovita C 1g, Biovita C 2g, fabricados entre os meses de janeiro e dezembro de 2014, , válidos por 24 meses, entre janeiro e dezembro de 2016. A determinação ocorreu porque o fabricante, Laboratório Farmacêutico Vitamed Ltda., confirmou desvio de qualidade nas embalagens dos medicamentos, o que causou alteração no aspecto e efervescência. Com isso, a Anvisa decidiu ainda que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado, relativo aos lotes dos medicamentos citados.

Produto chinês para disfunção erétil Huang He

Outro produto foi o Huang He – Vigor Viril – Totalmente Natural, do Laboratório Li Feng S.R.L, que teve a comercialização, distribuição, publicidade e uso suspensos. A decisão ocorreu porque o item não possui registro, notificação ou cadastro na Agência. Comercializado por meio da internet pela empresa Mais Viril Com. e Representações, o item faz divulgações irregulares, alegando propriedades não aprovadas. Além disso, foi constatada a presença da substância aminotadafilo, derivado de fármacos utilizados para disfunção erétil. Com a suspensão a Anvisa decidiu também que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Lote do medicamento Aldosterin 100mg comprimido

Além destes, o lote D713005 do medicamento Espirinolactona 100mg, comprimido, da marca Aldosterin com validade até abril de 2016, também foi suspenso. O medicamento fabricado por Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. é usado no tratamento de hipertensão. A determinação ocorreu considerando os Laudos de Análise Fiscal de amostra única 2821.00/2014, 2822.00/2014, 2820.00/2014, 2819.00/2014 e 2818.00/2014, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz. Os Laudos apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de descrição da amostra e aspecto, foi constatada presença de vários comprimidos com pontos escuros para o lote citado. A Anvisa determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Produto Carrefour Álcool Gel Lavanda

A distribuição, comercialização e uso do lote 10, do produto Carrefour Álcool Gel Lavanda também foram suspensas. O item, que é fabricado pela empresa Luar Mágico Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda-ME, apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária e teor de álcool etílico no lote citado conforme o Laudo de Análise Fiscal n° 3-31/2014, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do DF. Além da suspensão a Anvisa determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Equipos de infusão da empresa Compojet Biomédica

Foi suspensa, ainda, a distribuição, comercialização, divulgação e uso dos Equipos de infusão gravitacional e para uso com bomba de infusãofabricados pela empresa Compojet Biomédica Ltda. discriminados na tabela abaixo. Os produtos não obedecem as normas técnicas da ABNT NBR ISO 8536-4:2011 e ABNT NBR ISO 8536-8:2012 que estabelece que os equipos devem possuir filtros de fluido, o que determinou a decisão. Com isso a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. Clique aqui e confira o nome dos modelos comerciais.

Pubilicidade suspensa

Já o produto SDS Detox da marca Nutrition teve a publicidade suspensa em todos os veículos de divulgação. Fabricado por Shopping da Saúde, o item está registrado na Anvisa como alimento, e faz alegações com propriedades terapêuticas e de saúde, não permitidas pela Agência. Entre as irregularidades das propagandas estão indicações para “facilitar o processo de emagrecimento, melhorar o funcionamento do intestino, ativação do sistema imunológico e aumento na hidratação do corpo”.

Confira as resoluções com as suspensões aqui e aqui.

Fonte: Anvisa