Farmácia Popular atendeu 24,8 milhões de pessoas desde setembro de 2013

O programa Farmácia Popular, do governo federal, atendeu 24,8 milhões de pessoas entre setembro de 2013 e junho de 2015. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, que identificou que 11% dos beneficiados do programa tiveram receitas prescritas por profissionais do Mais Médicos, o que representa 2,7 milhões de pacientes.

Dos pacientes do Mais Médicos que buscaram o Farmácia Popular, 1,022 milhão (36,8%) retiraram os medicamentos pela primeira vez. De acordo com o Ministério, são pacientes que não tinham acesso a diagnóstico e tratamento ou desconheciam os benefícios do Farmácia Popular.

“Os dados mostram os resultados da ampliação do atendimento e de tratamento. Ou seja, a presença dos profissionais do Mais Médicos já está fazendo a diferença para a saúde da população. Estamos ampliando o acesso a medicamentos, o atendimento nas regiões carentes do país e fortalecendo a atenção básica”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Os números, mesmo apontando um impacto indireto do programa, são muito relevantes. Ainda mais considerando que a maioria dos pacientes atendidos na atenção básica busca os medicamentos nas farmácias das unidades de saúde”, ressaltou.

Fonte: Portal Saúde