Farmacêutica desaparece após sair de festa na Lapa

A estudante paulista Daniela Batista, de 23 anos, que mora em Copacabana, está desaparecida desde domingo. Seu último contato com a família aconteceu por volta das 14h30m, quando uma mulher a ajudou a telefonar para o pai, que vive em Botucatu, interior de São Paulo. Agora, parentes e amigos fazem campanha na internet e distribuem cartazes pelas ruas do Rio para tentar encontrar a jovem. O carro dela, um Fox branco, também sumiu.

Farmacêutica, Daniela faz pós-graduação em farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No domingo, uma mulher não identificada a encontrou desmaiada no Largo da Carioca e a levou para a Catedral Metropolitana. No local, a estudante, que parecia desorientada, começou a gritar. A mulher então ajudou a jovem a ligar para o pai dela, Maurílio de Andrade Batista.

— Daniela pediu para uma pessoa me ligar — contou o pai. — Ela disse que estava muito mal, desorientada, que não sabia onde estava. A pessoa que estava ao lado dela confirmou isso e disse que poderia levar minha filha para a sua casa, em Jacarepaguá. Como não conheço bem o Rio, não dei permissão e pedi a ela que fosse com minha filha para a Rodoviária Novo Rio.

Maurílio chegou nesta segunda-feira ao Rio após mais de sete horas de viagem, e a filha não foi encontrada na rodoviária. Segundo Núbia Almeida, amiga de Daniela que tem acompanhado o pai da jovem desaparecida no Rio, a estudante parecia triste nos últimos dias. Daniela morava num hostel em Botafogo e, há poucos dias, de acordo com Núbia, se mudou para Copacabana, onde divide um apartamento com um amigo.

— Nos nossos últimos encontros, ela aparentava estar triste. Acredito que tenha sido por conta da mudança para a cidade grande — disse Núbia.

O rapaz com quem Daniela divide o apartamento disse à família que havia combinado de fazer uma trilha com ela no domingo. No entanto, a jovem saiu de casa por volta das 12h e não voltou mais.

PAI NÃO QUERIA A FILHA NO RIO

Antes de chegar ao Rio, em fevereiro deste ano, a jovem morava em Bauru, também no interior de São Paulo. Apesar de a estudante estar acostumada a viajar e a morar em outras cidades que não a sua, Maurílio chegou a pedir à filha que desistisse da ideia de viver numa cidade grande.

— Minha filha já foi jogadora de basquete e estava acostumada a viver fora da casa dos pais. Mas o Rio é cidade grande e pedi a ela que não viesse. No entanto, era a vontade dela vir para estudar — contou o pai.

Maurílio passou a segunda-feira procurando pela filha. Ele e amigos da jovem estiveram no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e numa unidade que atende pessoas com distúrbios mentais na Lapa. O caso foi registrado na Delegacia de Descoberta de Paradeiros.

Fonte: O Globo